Foto: Polícia Federal (Divulgação)
Terceira fase da Operação Mente Sã foi deflagrada na manhã desta segunda-feira na Casa do Estudante em Camobi
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (30), a terceira fase da Operação Mente Sã, com o objetivo de combater o tráfico e o uso de drogas dentro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O foco das ações foi a Casa do Estudante (CEU), localizada dentro do campus de Camobi.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As investigações tiveram início em 2024, a partir de informações obtidas na primeira fase da operação, quando foram apreendidos aparelhos celulares na Casa do Estudante. A análise dos telefones revelou a existência de um grupo de mensagens, utilizado para pedir e vender entorpecentes entre os estudantes.
Nesta nova fase, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na CEU. Durante as buscas, foi recolhido um celular e pequena quantidade de substância, que seria maconha. A PF, no entanto, não confirmou se o material apreendido é droga.
A ação visa aprofundar a identificação de outros envolvidos no esquema, com a coleta de novos elementos de prova.
A investigação
A primeira fase da Operação Mente Sã foi desencadeada em 16 de outubro de 2024. Na ocasião, foram apreendidas sementes e plantas de cannabis sativa (maconha), além de três celulares pertencentes aos suspeitos investigados. A partir dos celulares, a PF identificou um grupo no WhatsApp, com mais de 200 participantes, em que diversos estudantes se organizavam para pedir drogas e vender os entorpecentes entre si.
Na segunda fase, em 17 de dezembro, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma casa em Santa Maria, com o objetivo de identificar mais envolvidos no comércio de drogas em ambiente universitário.
Ninguém foi preso nessas três operações.
O que diz
A reportagem do Bei entrou em contato com a assessoria de comunicação da UFSM, que informou que não irá se manifestar sobre a operação.
Leia mais:
- Dois adolescentes são apreendidos por tráfico de drogas em Santa Maria
- Falta de efetivo e de equipamento para Corpo de Bombeiros de Santa Maria é discutida em reunião
- Coordenador da Defesa Civil de Dona Francisca diz que nível do Rio Jacuí baixou e risco de inundação é afastado, por enquanto